Professora Lourdes Bandeira

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPeM/CEAM/UnB) registra pesarosamente a perda, no dia 12 de setembro de 2021, de uma de suas referências centrais: a extraordinária socióloga e professora Lourdes Bandeira, que atuou de modo incansável para a consolidação e o fortalecimento do NEPeM, no meio acadêmico e por meio da extensão universitária.

Ao longo de sua trajetória ensinou e orientou várias gerações de estudantes, bem como impulsionou a articulação do Núcleo com redes de serviços governamentais e movimentos sociais de enfrentamento à violência contra as mulheres. Incansável na luta pelos direitos das mulheres no país, sua crítica competente das relações de gênero e suas realizações como Secretária de Planejamento e Gestão e Secretária Adjunta da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal, respectivamente nos períodos de 2008 a 2011 e de 2012 a 2015, constituem um legado de grande relevância e contribuíram para lançar o Brasil, no patamar do pioneirismo internacional, na aplicação de leis como a Lei Maria da Penha e do Feminicídio.

Seus ensinamentos e sua amizade ficarão eternizados na história e nos vínculos de afeto do NEPeM.