DOC Ceam

Criado para promover estudos de temas pertinentes para a sociedade, com perspectiva transversal, inter e multidisciplinar, o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB completa 32 anos de atividades em 2018. Instituído na Universidade de Brasília em período que coincidia com o fim dos governos militares e início do processo de democratização do Brasil, o centro foi marcado pela liberdade de cátedra.

LEGADO – Ao longo do documentário, professores e pesquisadores que passaram pelo Ceam compartilharam suas experiências e memórias. Foi o caso da docente Tatiana Lionço, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Diversidade Sexual e de Gênero (Nedig), que comentou sobre a contribuição dos estudos desenvolvidos no Ceam para a construção de políticas de diversidade na UnB.  José Geraldo de Sousa Junior também destacou a participação do Ceam na formulação do Sistema Único de Saúde (SUS). O modelo foi debatido no Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp), à época coordenado pelo professor Eleutério Rodriguez Neto. “O Nesp esteve no cerne da proposição do sistema. Como também ocorreu com o Bolsa Escola. Antes de ser uma política pública, já estava sendo debatido no Ceam”, ressaltou. “Isso demonstra que nossos esforços convergiram para que a nossa construção acadêmica pudesse sair do mundo imaginário para alcançar debates de formulação de temas caros à sociedade.”

O vídeo Memória Ceam será disponibilizado em breve.

Leia a reportagem completa de Nair Rabelo no site da agência UnB Notícias.