Colóquio: “Educação, Trabalho e Economia Circular”

Colóquio

“Educação, Trabalho e Economia Circular”

Convidado: Prof. Dr. José Maria Carvalho Ferreira

Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa

Data/Horário: 27 de abril de 2022, 10h30

Breve sinopse do livro “Economia Circular e Sustentabilidade”, organizada pelo autor (Lisboa: Clássica Editora, 2021), e que orienta parte dos debates do Colóquio “Educação, Trabalho e Economia Circular”:

Nestes tempos históricos de vulnerabilidade existencial da espécie humana e das outras espécies animais e vegetais correlacionadas com destruição da atividade económica modelar, mais do que nunca, importa analisar as múltiplas perversões causadas pela Economia Real Clássica nos domínios da produção, distribuição, troca e consumo de bens e serviços. Em consonância com esse desiderato, facilmente, nos apercebemos o quão o meio ambiente no seu todo e a sociedade em geral são sujeitos a uma série de situações insustentáveis com implicações manifestas em toda a vida quotidiana da espécie humana. Entre os vários desperdícios, contradições e conflitos que a Economia Real Clássica gera de forma cega em relação à transformação e consumo dos “inputs” em “outputs”, a Economia Circular procura inverter e mudar essa realidade, mas, no entanto, na maioria dos casos, limita-se a atenuar e a condicionar a reutilização normativa desses processos, diminuindo o consumo da energia e materiais, reutilizando a produção e o consumo de bens mercantis, ao mesmo tempo que permitem a recuperação e a diminuição da destruição do meio ambiente.

>> Link de acesso à plataforma Teams: